Revista da Faculdade Líber (RFL)
Área de concentração do periódico:
A linha editorial da revista segue as seguintes linhas de pesquisa
- Linha de Pesquisa Constituição e Democracia
Sublinhas de Pesquisa:
- Filosofia Política, Teoria Constitucional e Democracia
- Instituições Jurídicas, Separação de Poderes e Processo Constitucional
- História Constitucional e Historiografia
- Linha de Pesquisa Tecnologia, Direito e Sociedade
Sublinhas de Pesquisa:
- Regulação da Tecnologia e Inovação Jurídica
- Proteção de Dados e Privacidade
- Impacto Social da Tecnologia e Acesso à Justiça
- Ética Digital e Direitos Humanos
- Linha de Pesquisa Transformações no Direito Privado e os Desafios Empresariais
Sublinhas de Pesquisa:
- Regulação e Transformações na Ordem Econômica
- Regulação Social e Políticas Públicas de Educação, Ciência, Agropecuária Tecnologia e Inovação
- Transformações no Direito Privado, Empresa, Mercado e Concorrência
- Linha de Pesquisa Criminologia e Políticas de Segurança Pública:
Sublinhas de Pesquisa:
- Criminologia, Política Criminal e Segurança Pública
- Direito Penal Econômico e Crimes Empresariais
- Tecnologia, Crimes Digitais e Direito Penal
- Dogmática Penal Crítica e Direitos Humanos
Linha de Pesquisa: Educação, Práticas Pedagógicas e Transformações Sociais
Sublinhas de Pesquisa:
- Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional Docente
- Práticas Pedagógicas Inovadoras e Tecnologias Educacionais
- Currículo, Avaliação e Políticas Educacionais
- Inclusão, Diversidade e Justiça Social na Educação
- Gestão Escolar e Ambientes de Aprendizagem
- Infâncias, Juventudes e Processos Educativos
EDITOR RESPONSÁVEL: Denilson Menezes Carvalho, Faculdade Líber, Brasil.
EQUIPE EDITORIAL:
Armindo Madoz Robinson, Faculdade Líber, Brasil.
Oswaldo Hipólito de Almeida Júnior, Faculdade Líber, Brasil.
PROPOSTA DE PERIODICIDADE: A revista seguirá o modelo de fluxo contínuo, contendo no mínimo 10 artigos publicados por edição.
COMITÊ AVALIATIVO: A Revista da Faculdade Líber adota o processo de double-blind peer review na avaliação dos trabalhos submetidos. Por esta razão, ao submeter um texto à Revista, o(s) autor(es) não poderá identificar seu(s) respectivo(s) nome(s) no corpo do texto. Caso isso ocorra, o trabalho será automaticamente desconsiderado. Os dados relativos à autoria do trabalho devem ser registrados na página de submissão do texto.
O Conselho Editorial da Revista da Faculdade Líber se compromete a manter a qualidade e a relevância das publicações, assegurando que a avaliação das obras submetidas seja objetiva, justa e realizada de acordo com as normas e padrões da pesquisa científica.
É incumbência do referido Conselho encaminhar as submissões aos pareceristas com qualificação compatível com o trabalho a ser avaliado, preservando o anonimato dos pareceristas responsáveis pela avaliação. A designação dos pareceristas se dará com base na área, subárea ou especialidade do parecerista e do respectivo artigo a ser analisado.
Caso o membro do Conselho Editorial identifique algum conflito de interesses com a pesquisa ou com o autor do artigo que iria analisar, deverá encaminhar a responsabilidade da decisão para outro editor que não possua conflito de interesses.
Os trabalhos submetidos à Revista podem ser elaborados por 6 autores, no máximo. Submissões de artigos com número excedente de autores devem ser instruídas com justificativa, que deve constar da folha de rosto.
O Conselho Editorial reserva para si o direito de escolher, dentre os artigos aprovados, aqueles que comporão a edição do periódico científico, de acordo com critérios de conveniência e de oportunidade e considerando a limitação do número de artigos passíveis de publicação.
Deste modo, o processo de avaliação e aceitação dos artigos seguirá o seguinte procedimento:
- O Conselho Editorial apreciará se o trabalho submetido se adequa à política editorial da Revista e às normas básicas de formatação expressas no presente documento;
- Caso estejam adequados, o Conselho Editorial remeterá o trabalho, sem identificação de autoria, para dois pareceristas externos de acordo com a área do Direito abordada para uma avaliação qualitativa de forma e conteúdo. Na hipótese de falhas de formatação, o Conselho Editorial devolverá o trabalho ao autor, indicando um prazo breve para que sejam sanadas e para que o trabalho possa ser encaminhado aos pareceristas;
- Após a apreciação dos trabalhos, os pareceristas enviarão parecer escrito e fundamentado com recomendação de aprovação, reprovação ou aprovação com ressalvas, em prazo a ser estipulado pelo Conselho Diretor.
- Os pareceres poderão conter indicações de bibliografia, sugestões de mudanças na estrutura dos textos, acréscimo ou subtração de informações, críticas, elogios, sugestões e outras observações julgadas pertinentes pelos pareceristas para a melhoria do conteúdo do artigo e para a adequação deste aos critérios definidos pela Revista.
- Em caso de parecer favorável à publicação condicionada a modificações pelo autor, este será notificado e as deverá realizar em até 7 (sete) dias corridos, sob pena de não publicação do artigo;
- Após a submissão do trabalho corrigido, em caso de aprovação condicionada, o artigo será submetido à avaliação do Conselho Diretor para verificar se as modificações solicitadas foram realizadas ou não. Em caso de inadequação insuperável, o trabalho será rejeitado;
- Os Editores selecionarão os trabalhos a serem publicados levando em conta as avaliações do Conselho Consultivo, a relevância do tema, a originalidade da abordagem, o bom delineamento do objeto de pesquisa, a adequação à metodologia científica e outros critérios julgados pertinentes.
Critérios de avaliação dos artigos
- Originalidade do trabalho
Tendo em vista as pesquisas nacionais e internacionais, será avaliado se o trabalho é original em relação ao tratamento da temática; ou seja, o tema deve ser relevante e a abordagem original, de modo que a inovação pode se dar tanto em relação ao recorte empírico, a problemática, aos aspectos metodológicos e/ou aos resultados.
- Contribuição empírica e/ou teórica
O trabalho apresenta contribuições de ordem empírica e/ou teórica úteis à compreensão do Direito.
- Percurso metodológico claro e consistente
O trabalho deve indicar adequadamente a metodologia utilizada; correlacionando dados e resultados com o problema e os objetivos propostos.
- Diálogo entre o referencial teórico e a descrição, interpretação e análise
Critério de análise da interface entre o referencial teórico, a descrição, a interpretação e a análise, de modo que a pesquisa tenha consistência teórica e que a conclusão responda adequadamente à problematização apresentada.
- Título, resumo, palavras-chave, introdução e conclusão
A obra deve apresentar coerência entre o título e o conteúdo do texto. O resumo deve apresentar a temática da pesquisa, as técnicas, os métodos de pesquisas utilizados e os principais resultados. As palavras-chave devem refletir os termos mais importantes da discussão. A introdução deve se ater ao contexto, à problemática teórica/empírica, às questões de pesquisa, aos objetivos e à justificativa; enquanto a conclusão deve retomar a questão de pesquisa e de objetivos, apresentando uma síntese dos resultados e das possíveis limitações.
- Aspectos relativos à forma
O texto deve observar as orientações indicadas na aba Submissão em relação ao formato e às normas da ABNT, respeitando as exigências da escrita acadêmica por meio de uma coerente e coesa organização do texto.
- Questões relativas à Publicação e Direitos Autorais
Os autores, ao submeterem seus artigos para submissão à RDL, declaram que os artigos/trabalhos são de sua própria autoria e que o material de terceiros eventualmente usado é referenciado e empregado de modo legítimo. Não será admitido plágio, falsificação ou fabricação de dados. Os autores serão devidamente contactados caso seja identificada alguma inconsistência pelo Corpo de pareceristas ou pelo Conselho Diretor.
O envio de trabalhos implica a cessão dos direitos autorais à RDL, em caso de aprovação dos trabalhos enviados.
NORMAS DE SUBMISSÃO: Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor”.
O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
URLs para as referências foram informadas quando possível.
O texto está em espaço simples; fonte garamond de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
São as seguintes seções que compõem esse periódico:
- Artigos: relatos de pesquisas concluídas, síntese de pesquisa original;
- Debates: matéria de caráter opinativo, sobre temas polêmicos;
- Ensaios: revisão teórica, revisão crítica de bibliografia temática ou obra específica;
- Entrevistas: realizadas com pesquisadores, teóricos e personalidades que possam contribuir para discussões sobre temas educacionais relevantes;
- Estudo de caso: análise de conceitos, procedimentos ou estratégias de pesquisa ou intervenção;
- Resenhas: de obras relacionadas à área interdisciplinar nacional ou estrangeira;
Orientações para Autores:
As matérias devem ser enviadas online conforme as instruções de envio, seguindo os cinco passos para Submissões.
A extensão do texto deve ser de 10-20 páginas ou 48.000 caracteres, digitados em espaço um e meio em fonte do tipo garamond 12.
A folha de rosto (que não será encaminhada aos pareceristas para assegurar o anonimato no processo de avaliação) deverá ser enviada à parte como documento suplementar e conterá:
- nome dos autores (na ordem que deverão ser publicados), vínculo institucional, endereço, telefone e e-mail; breves informações profissionais (no máximo de 50 palavras);
- resumo (conter no mínimo 250 e no máximo 300 palavras, fonte Times New Roman 9 – espaço simples, justificado) ressaltando objetivo, método e conclusões do trabalho;
- palavras-chave (até cinco palavras), que representam o conteúdo do artigo;
- indicação da agência financiadora ou de fomento do trabalho quando for o caso.
Ainda com relação às políticas editoriais envolvendo as publicações deve-se, preferencialmente, adotar o padrão normativo das Normas Brasileiras (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), destacando-se entre outras:
NBR 6022: informações para artigos em publicação periódica científica.
NBR 15287: informação e documentação para Projetos de Pesquisa.
NBR 6023: critérios e ordem para a elaboração de referências de documentos.
NBR 10520: elaboração de citações em documentos.
NBR 6028: informação sobre a apresentação de resumos e redações.
NBR 14724: informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação.
NBR 15287: informação e documentação – Projeto de pesquisa – Apresentação
POLÍTICA DE DIREITO AUTORAL ADOTADA: autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-Non Commercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. O periódico incentiva o depósito do artigo, mencionando a fonte original de publicação, em repositórios institucionais ou digitais, em consonância com o Movimento de Acesso Aberto à Informação Científica, com vistas a ampliar a visibilidade.
IDIOMA(S): A Revista aceitará submissão de artigos das mais diversas áreas do direito, redigidos em português, espanhol e em inglês.